terça-feira, 4 de agosto de 2015

0

Providência recebe exposição itinerante do PRECE

Se seguir a estrada de terra que parte de Pentecoste, passa por Capivara e Cipó rumo a Irapuá e outras comunidades rurais, o viajante chega a uma bifurcação marcada com um abrigo de ônibus. Ali, passa a linha com destino a Maranguape, mas a parada, oficialmente demarcada pela proteção de concreto, só povoa-se com vento e poeira. O local parece ter a sina de representar escolhas de destinos. Quem anda por aquelas bandas, pode optar em parar e, protegido do sol, esperar o ônibus rumo a serra de Maranguape. Ou, pode ainda, insistir e percorrer um dos possíveis caminhos. As escolhas são múltiplas e continuar por uma das duas direções, apontadas pelas estradas de barro vermelho, multiplica os lugares de chegada. Em julho, o Memorial do PRECE escolheu a estrada à esquerda e aportou com a exposição “PRECE: 20 anos de protagonismo, cooperação e solidariedade” em Boa Vista. Quinze dias depois, voltou ao ponto de decisão (a destoante e concreta parada de ônibus) e rumou a caminho de Providência, sede do distrito de Matias, em Pentecoste. Na noite de sexta-feira (31), apesar do adiantado da hora, a chegada da equipe não passou despercebida: janelas abriram-se e cabeças emergiram no silêncio da praça. Sem muita demora, timidamente, um ou outro morador aproximou-se e, entre trocas de informações, surgiram os primeiros diálogos.

Entrada de Providência, sede do distrito de Matias
Sábado (01) à noite, a abertura da mostra, aconteceu no mesmo horário da missa e do culto. Como sede do distrito, a localidade possui o privilégio de ter missas e cultos todas as semanas. Mesmo com as portas abertas, a Escola Popular Cooperativa (EPC) Providência não era o destino do movimento nas ruas àquela noite. Como de costume, as igrejas lotaram-se e a rotina obedeceu a sua ordem. A exposição não ficou à deriva, aos poucos, precistas com seus familiares e moradores, que aceitaram, naquela noite, não cumprir os ritos religiosos, circulavam entre as fotografias, banners e outros objetos. A roda de conversa, que compõe o ritual de abertura da mostra, seguiu com o diálogo sobre a importância de estar em coletivo.

Roda de discussão
Integrante do primeiro grupo do PRECE na comunidade, a precista Gardênia Macedo, professora e estudante de pedagogia, percebe a exposição como um momento de contar a história do PRECE e da EPC para os novos estudantes, mas também, como um momento dos mais antigos repensarem sobre as suas atuações. No início, as reuniões aconteciam no salão paroquial da igreja e era preciso ir até Cipó para estudar. Com o tempo, o grupo fortaleceu-se e construíram a EPC Providência. Gardênia diz ser raros os momentos dedicados a compartilhar essa memória. Vitória Régia, 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio, quando criança, participou do projeto Estudante Cooperativo, mas diz que desconhecia, até aquele sábado, a história e a forma do PRECE se organizar. Colaboradora da montagem da exposição, Vitória levou a amiga Leudiane, 16, estudante do 1º ano do ensino médio, para conhecer àquela história. A estudante conta que nunca participou de nenhuma atividade do PRECE, mas diz perceber ali uma forma de conquistar o sonho de continuar com seus estudos.

As estudantes Leudiane e Vitória
Hoje, a EPC Providência está sem célula de estudos ativa. Flávio Martins, precista que busca ingressar em uma universidade pública, tem o auxílio da célula de estudos da EPC Cipó. Flávio iniciará uma escolinha de futebol como meio de mobilizar novos estudantes para a EPC, busca inspiração no início da história e da prática precista, que teve como aliadas as escolinhas de futebol. Carla Firmiano, precista e estudante de direito, acredita que o memorial faz um resgate de uma parte da história da própria comunidade. “É interessante quando você vê a história do outro, de pessoas que você conhece. Nossa história é fruto das histórias de outros, esse prédio, as atividades desenvolvidas aqui são frutos do trabalho coletivo do PRECE”.

Confira um trecho da conversa com a Carla:



A exposição "PRECE 20 anos" ficará até sexta-feira (07), em Providência.

terça-feira, agosto 04, 2015

0 comentários:

Postar um comentário